Forte, atrativo e de qualidade! Assim podemos classificar esta VII edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Sob a realização da Gramadotur e apoio total da Abrasel Hortênsias, o evento veio com novo formato e várias novidades.


Estas foram apresentadas durante a abertura oficial do evento, que aconteceu na sexta-feira (02), na Rua Coberta, espaço que está tomado pela arte da gastronomia. Palestras, workshops, oficinas, apresentações musicais e artísticas, concurso de melhor chef, corrida de garçons e exposição do que há de melhor no setor de vinhos e espumantes fazem parte da tradicional programação do evento.

As novidades:

Gastronômade:

Neste ano, uma das novidades foi a realização do Gastronômade, versão brasileira do mundial Outstanding in the Field, que tem por base levar as pessoas à origem dos alimentos oferecendo almoços ao ar livre. O Gastronômade aconteceu sábado (03), abrindo espaço para uma gigante mesa que foi ocupada por convidados e imprensa. A chef Arika Messa foi a grande estrela da atividade. Com um menu que teve alusão ao tema do Festival - a arte de cozinhar valorizando a comida do lugar – a chef preparou pratos com insumos que lembravam as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

Messa abriu o banquete com aspargos, ervilhas, abobrinhas, ervas e brotos. Depois cordeiro, mandioquinha, moranga, milho, porco cítrico, cenoura, farofa e batata doce. A sobremesa trouxe framboesas silvestres, morangos, mirtilos e amora.

Espaço Gourmet:

E a outra inovação do evento foi a Praça de Alimentação, montada na Praça Major Nicoletti. “Os restauranteiros participantes estão satisfeitos com o bom resultado. O Espaço Gourmet apresenta excelente movimentação, onde os menus são comercializados a valores promocionais, oferecendo uma nova experiência gastronômica”, destaca o presidente da Abrasel Hortênsias, Idacir Cardoso.

A decoração unida à simplicidade das mesas trouxe um ar nobre para a Praça de Alimentação, oferecendo momentos de lazer e entretenimento acrescido do prazer da boa mesa.

Tour Gastronômico fortificado

Repetindo o sucesso de anos anteriores, esta 7° edição do evento movimentou a rede gastronômica da cidade promovendo o Tour Gastronômico, onde cada restaurante participante teve que criar um menu específico e com valor diferenciado para o evento. O restauranteiro teve a opção de criar somente um prato principal ao valor de R$ 35,00 ou ainda criar uma entrada + prato principal + sobremesa ao valor de R$ 55,00.

Confira os restaurantes participantes e seus menus:

Alemanha Encantada

Filé Alemanha Encantada - Escalopes de filé com delicioso molho de mostarda e nata. Guarnecido com repolho roxo e batatas salteadas na manteiga e salpicadas com salsa e queijo parmesão.

Bistrot Brillat

Cassoulet de coelho com penne colorido - Releitura de prato tradicional francês cozido com coelho e legumes.

Café Origem

Café Minerinho - bolos do dia, café coado com leite, pão de queijo, suco de laranja, petit four e frutas frescas.

Cantina Di Capo

Salmão a Primavera - Salmão grelhado acompanhado de risoto de banana.

Cantina Pastasciutta

Ossobucco em panela de ferro com polenta mole da Vó Geneci - Cozido por duas horas em panela de ferro com legumes de Gramado.

Cantina Tagliarine

Talharim ao Italiano - Talharim ao sugo, com quatro queijos, cogumelos e escalopes de filé grelhados.

Casa Alves

Cordeiro À la Grecque - Cordeiro cozido com mix de especiarias gregas, acompanhado de batatas confitadas em azeite grego, tomate e azeitonas.

Caracol Gourmet

Filézinho de lombo gourmet - Filé suíno com molho de gorgonzola acompanhado de cebolas roxas carameladas e polenta cremosa.

Carpe Vit

Macarrão do Chef - Macarrão ao sugo, filé mignon, abobrinha, pimentões e cebola.

Colosseo

Entrada: Petit raclete / Prato: roulete de truta (ao creme de brócolis guarnecido com arroz com camarão) / Sobremesa: Tiramissú.

Divino

Frango crocante com molho de manga (com pimenta rosa e batatas com alecrim).

Doze Gastronomia e Vinho

Salmão do Outono - Salmão chapeado ao molho fresco de kiwi e caponata de camarão com guarnição.

El Fuego

Entrecot Cebollino - Entrecot com molho de cebolinhas estufadas acompanhado de batatas rústicas fritas.

Il Piacere

Filé coberto com queijo - Filé grelhado coberto com queijo e tiras de pimenta vermelha. Com acompanhamentos: polenta, feijão e arroz.

Las Lenãs

Medalhões do Chef - Medalhões de filé mignon, acompanha massa talharim aos 4 queijos, vinho e chimichurri.

La Place

Salmão a moda do Chef - Salmão ao molho de alcaparras, purê de bata e buquê de folhas verdes.

Le Chalet de La Fondue

Roulette de Trutas (ao molho rouge com risoto de ervas e aspargos na manteiga).

Lhama Lhama

Entrada: Pinhão empanadinho com recheio de provolone / Prato: Picadinho Lhama Lhama de ponta ao molho de pinhões da serra e gratin de batata / Sobremesa: Panna Cotta com calda de manga.

Madre Café e Restaurante

Salmão grelhado (acompanha arroz branco e legumes salteados).

Maison du Rone

Entrecot a Pampulha - Filé suíno grelhado, arroz, feijão mexido e couve com bacon refogada.

Mamma Pasta

Italian Macaroni and Cheese - Clássica receita americana com toque especial da Mamma.

Malbec

Bife Ancho com papas rústicas - Bife ancho grelhado com papas rústicas e aspargos laminados ao molho Malbec.

Nonno Mio

Entrada: mix de folhas com cogumelos / Prato: tagliatelle fresco com almôndegas e molho sugo / Sobremesa: Tiramissú de caneca.

O Irlandes Steak House & Pub

Filé de entrecot grelhado - Filé de entrecot grelhado, acompanhado de legumes ao vapor e jacket potato (batata assada recheada com bacon e sour cream.

Petit Brasil

Entrada: Salada Caprese, tomate, queijo minas e manjericão / Prato: Entrecot Petit Brasil (medalhão de entrecot com azeite de ervas e risoto de alho poro) / Sobremesa: Abacaxi flambado com sorvete.

Sabor de Famille

Tortellone brie ao molho de quatro queijos (acompanhado de bife de alcatra).

San Tao Restobar

1 salada sunomono / 5un de hot Philadelphia / 1 combo shake / 1 mini doce

Swiss Cottage

Filé de truta crocante ao velouteè de cogumelos silvestres - Filé de truta empanado na farinha panko frito em óleo de canola, acompanha risoto a base de suco de ervas de provence e cogumelos frescos em velouteè de peixe branco.

Ristorante Tarantino

Entrada: Bruschetta / Prato principal: Risotto alla Piemontese (risoto de gorgonzola com pêra) / Sobremesa: Frutas naturais cobertas por uma calda quente de chocolate.

Trattoria del Corso

Talharim ao Funghi com Filé - Talharim ao Funghi, champignon natural refogado, acompanha medalhão de filé mignon com mussarela de búfala e tomate cereja.

A programação:

Entre todos os atrativos do evento importante ressaltar a premiação do Concurso de Melhor Chef, show da banda The Travellers, que vem mais uma vez agitar a Rua Coberta, apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado e a Corrida de Garçons. A programação completa pode ser conferida no material oficial de divulgação que pode ser adquirido na própria Rua Coberta.

08/10

18h - Premiação Concurso Melhor Chef – Cozinha Experimental

09/10

21h - Show Banda The Travellers

10/10

15h - Orquestra Sinfônica de Gramado

16h – Corrida de Garçons

Texto: Carla Wendt | Line Comunicação Inteligente