Muitas vezes aqueles que apreciam vinho não tem ideia do trabalho que é produzir esta bebida tão requintada. Para aprender um pouco mais e conhecer como funciona o processo de produção, a Abrasel Hortênsias promoveu, na tarde do dia 27 de outubro, uma visitação à Vinícola Boscato, em Nova Pádua, levando consigo parceiros da Gramadotur, autarquia que fomenta, planeja e realiza os eventos de Gramado.


Recepcionados pela família Boscato, a comitiva passou pelos parreirais da vinícola, onde os visitantes puderam ver de perto o cuidado com as plantas. A Boscato Vinhos Finos, que fica numa localização privilegiada para o cultivo das uvas, no alto do Vale do Rio das Antas, dá atenção especial à sua matéria prima: mudas certificadas, desinfecção nos rodados de entrada dos parreirais, estação meteorológica, sensores que medem umidade do solo e sistema de irrigação.

“A visita à Vinícola nos dá uma dimensão maior do trabalho desenvolvido desde o cultivo das plantas até o vinho chegar em nossas mesas. Para quem aprecia vinhos, visitar a Boscato é uma forma de agregar conhecimentos e a partir deles, ter uma nova visão desta bebida”, destaca o presidente da Abrasel, Idacir Cardoso.

Após os parreirais, os visitantes foram levados para a sala de experimentos, onde acontecem degustações, palestras e oficinas sobre vinhos. Quem brindou os visitantes falando sobre a Vinícola foi o proprietário, Clóvis Boscato, o qual apresentou ainda o maquinário de primeira linha da empresa, as caves, processo de rotulagem, e outros sistemas do dia a dia da Vinícola.

Tanto cuidado com a produção não poderia deixar de resultar em reconhecimento. A Boscato Vinhos Finos é a primeira marca lembrada em uma lista das cinco Vinícolas mais tops da América do Sul. Recentemente, o vinho Anima Vitis ganhou pontuação máxima no Concurso Nacional de Vinhos e Destilados.

Durante o passeio os visitantes ainda experimentaram o mais novo produto da marca, o vinho tinto seco fino Cabernet Franc, safra 2013, e participaram de um jantar harmonizado trazendo os vinhos Chardonnay, Merlot, Anima Vitis e para encerrar o vinho licoroso Boscato combinados com pratos requintados preparados pelo chef Mauro Cingolani.

A Vinícola Boscato, que fica à 32km de Caxias do Sul e 165km da capital Porto Alegre, pela RS 314, fica aberta para visitação em dias de semana. Mais informações pelo telefone (54) 3296-1377 ou e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Fotos: Carla Wendt