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Preparação dos pratos na final com transmissão ao vivo para todo País é uma das novidades da 3ª edição do concurso O Quilo é Nosso

O título de “melhor no que faz” pode significar muito para a divulgação de um negócio. Principalmente o troféu de um concurso nacional com o respaldo de instituições que são referência no setor. Essa é a oportunidade que centenas de restaurantes terão ao participar da 3ª edição do O Quilo é Nosso, concurso promovido pela Abrasel em parceria com a Prazeres da Mesa que, com o apoio do público e de especialistas, elegerá o melhor restaurante de comida a quilo no Brasil. Esse ano, uma novidade garante ainda mais visibilidade aos finalistas: a última etapa, que definirá o grande campeão, será realizada em São Paulo com transmissão ao vivo para todo País. As inscrições estão abertas e os restaurantes interessados em participar devem entrar em contato com a Abrasel no seu estado ou região.

Uma pesquisa do Sebrae de 2016, mostra que o serviço de comida por quilo (self service) representa o tipo de negócio mais comum entre os restaurantes do Brasil. O modelo é uma criação brasileira, tendo sido implementado pela primeira vez em Belo Horizonte na década de 80. No entanto, até 2017, faltavam iniciativas de valorização deste mercado, tão presente no dia-a-dia de milhares de pessoas. Neste contexto, foi lançado o concurso O Quilo é Nosso, que conta com o patrocínio da Sodexo.

Além de poder ganhar a chancela de melhor do Brasil, os restaurantes participantes têm no concurso uma oportunidade de lançar novos pratos, criar novas promoções, divulgar o restaurante, escutar e se relacionar melhor com os clientes, incrementar as vendas e ganhar mídia espontânea nas redes sociais e imprensa em todo País.

Como funciona?

Para participar, as casas terão que criar uma receita, seguindo a temática da saudabilidade, que deverá compor o buffet durante a primeira etapa do concurso, que acontece de 17 a 26 de setembro.

1ª ETAPA)

A primeira fase, define os classificados de cada região para concorrer ao título estadual. Este ano, o peso da decisão será dividido entre voto popular e júri técnico. Durante 10 dias, os estabelecimentos participantes serão avaliados nos seguintes quesitos: ambiente, atendimento, limpeza, receita criada e qualidade geral do buffet. O público registra os votos pelo site do evento (oquiloenosso.com.br), já o júri técnico fará sua avaliação durante visita oculta às casas participantes. Somados os resultados, os três estabelecimentos que obtiverem as maiores pontuações seguem para a próxima etapa.

2ª ETAPA)

Neste segundo momento, será escolhido o vencedor estadual dentre as três casas classificadas. A decisão é 100% do júri técnico, baseada nos mesmos critérios da primeira fase.

3ª ETAPA)

Hora de definir o grande campeão! Os vencedores de cada estado seguem para São Paulo, onde prepararão a receita presencialmente para uma banca de jurados, escalados pela revista Prazeres da Mesa. Nessa avaliação, é o prato participante que indicará o resultado. O encontro e decisão serão transmitidos ao vivo para todo Brasil pelas redes sociais.

“Recebemos um feedback muito positivo dos empresários sobre as duas edições já realizadas porque o concurso O Quilo é Nosso veio preencher uma lacuna que existia no setor, de valorização dos negócios de comida a quilo. Estamos trabalhamos com muita dedicação para que o evento seja ainda melhor este ano”, afirma Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração da Abrasel.

Os vencedores do concurso ganham prêmios como divulgação nos canais de comunicação da Abrasel e da Prazeres da Mesa, certificados e placas de vencedor, ingressos para o Congresso da Abrasel e Fórum Gestão à Mesa.

Marcelo Soares, sócio-proprietário do Tia Zarica, restaurante campeão em Minas Gerais na última edição, reforça que os frutos do concurso são colhidos até hoje. “Conseguimos um aumento de 10% no movimento de clientes na casa durante O Quilo é Nosso. Então trabalhamos bastante na divulgação do prêmio para fidelizar esse público, expandir nossa marca e criar valor para os consumidores. Hoje, o nome Tia Zarica é ainda mais conhecido pela cidade, e isso se deve ao concurso da Abrasel”, diz.

O restaurante Gaúcho’s Gourmet, do Amazonas, é o atual detentor do título de melhor restaurante a quilo do País, tendo conquistado em 2018 o bicampeonato para o estado. Para o sócio-proprietário do estabelecimento, Paulo Medeiros, ter vencido um concurso de abrangência nacional foi uma surpresa. “Estamos no segmento desde 2016 e participamos pelo incentivo da Abrasel. Nosso chef se preocupou em criar um prato que destacasse todos os sabores da região”. A receita elaborada foi o “Lombo de pirarucu à Solimões!”. Trata-se de lombo de pirarucu fresco recheado com jambu acompanhado de farofa de camarão seco e rolê de banana frita. “Escolhi o lombo do pirarucu como matéria-prima por considerar ela a mais nobre parte do peixe que melhor representa o norte do País, felizmente deu tudo certo”, comemora o chef André Rocha.

Acompanhe as novidades do concurso no site: oquiloenosso.com.br

Clique aqui e entre em contato com a Abrasel no seu estado ou região e faça a sua inscrição.

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